top of page

Ciências

Dando continuidade ao trabalho de sustentabilidade, foi proposta, aos alunos do 7° ano, a montagem de um jardim vertical utilizando garrafas pet. O uso da garrafa se torna também uma solução para os resíduos que deixam de ser descartados e ganham uma utilidade diferente do original.

Os alunos produziram, também, um painel com canudos descartáveis, que promoveu a reflexão sobre atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas.

Jardim vertical é a aposta para o futuro

 

20/01/2016 - por Marcos Fernandes - Revista Ecológico

 

Faça um exercício mental e pense no lugar onde você se sente mais relaxado e de bem com a vida na sua cidade. Provavelmente algum local ligado ao verde, certo? Uma praça, um parque ou uma avenida bem arborizada são exemplos de espaços em que a natureza ainda resiste nos centros urbanos. Mas nem sempre é fácil cultivar o verde no meio do cinza das grandes metrópoles. A alternativa é integrar as plantas aos projetos de arquitetura. É aí que entra o papel das fachadas vivas, ou jardins verticais, em edificações, uma moda sustentável que começa a ganhar força em várias partes do mundo e que chega ao Brasil para mudar a paisagem urbana.

 

 “As cidades estão ficando muito impermeáveis, inóspitas. O movimento da fachada verde foi uma reação a isso, além de levar em conta a questão da sustentabilidade. Isso já vem acontecendo internacionalmente, como na França, e no Brasil também já é possível encontrar diversas iniciativas voltadas para essa área”, afirma João Manuel Feijó.

Agora chegou a nossa vez de construir um jardim vertical na escola.

 

 O contato constante pode passar despercebido, mas a presença das plantas na vida do ser humano é tamanha, que acabou por moldar toda a vida em sociedade. Em diferentes formatos, tamanhos e cores, às vezes venenosas, outras inofensivas, as plantas possuem diferentes características e utilidades.

​

IMG_2872.JPG
IMG_2893.JPG
IMG_2878.JPG
IMG_2887.JPG

Arte em canudos

canudinho.jpg

A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, já proibiu o uso de canudinhos em seus estabelecimentos comerciais. No lugar deles, só canudos de papel biodegradável.

E na nossa escola? Como é o uso desses canudos? Pensando nisso, os professores nos desafiaram a reutilizar esses canudos...  usando nossa criatividade, criamos um painel bem bonito! Você já foi conhecê-lo? Está pertinho do Jardim Vertical.

Abaixo você pode verificar algumas fotos da confecção desse painel!

Cozinhar é um ato de amor

​

Buscando desenvolver uma ação de cuidado de si, o projeto do 7º Ano buscou ampliar a discussão sobre uma vida saudável e o cuidado com o corpo, a partir de uma alimentação saudável e consciente.

Nesse sentido, no dia 06 de setembro, tivemos a visita da cheff de cozinha, Maria Sylvia Bergamo, cujo foco era orientar nossos alunos para uma visão crítica em relação a escolha dos alimentos ingeridos no cotidiano.

Buscava-se pensar na ideia de que precisamos refletir no preparo alimentar e nas escolhas realizadas. A importância de se pensar não só em um sabor imediato, mas no conjunto nutricional do que ingerimos. 

No mesmo dia, os alunos trouxeram algumas frutas e produziram uma salada de frutas visando o preparo e o cuidado com o alimento do outro e de si.

Veja um pouquinho do nosso trabalho!
bottom of page